O maior prédio residencial do mundo será construído em Balneário Camboriú

27 de maio de 2024

No litoral norte de Santa Catarina, mais precisamente em Balneário Camboriú, está surgindo um novo ícone da arquitetura mundial: a Triumph Tower. Projetada para ultrapassar 509 metros de altura e composta por 154 andares, esta torre ambiciona conquistar o título de maior prédio residencial do mundo. Localizada na Barra Sul, a Triumph Tower é o mais recente empreendimento da FG Empreendimentos, em parceria com a Havan, do renomado empresário Luciano Hang.

Esta construtora, conhecida por seus projetos grandiosos, também é responsável pelo One Tower, atualmente o maior arranha-céu da América Latina, situado no mesmo local. Balneário Camboriú, reconhecida por suas hiper-construções, figura entre os três municípios mais verticalizados do Brasil. Segundo o Censo Demográfico de 2022, mais da metade de sua população reside em apartamentos. Esse cenário, aliado à imponência de seus edifícios, posiciona a cidade como um polo de destaque no panorama arquitetônico nacional. 

Com previsão de lançamento para o segundo semestre de 2024, a Triumph Tower promete transformar ainda mais o skyline da cidade, agregando sofisticação e modernidade à paisagem urbana. Porém, mais do que um marco arquitetônico, este empreendimento representa uma oportunidade única para investidores e profissionais do mercado imobiliário.

(Créditos: By Mercado Imobiliário.)

Principais indexadores no financiamento habitacional

22 de maio de 2024

No financiamento habitacional, o indexador é um indicador utilizado para atualizar o valor das parcelas e do saldo devedor ao longo do tempo. Ele influencia diretamente o valor das prestações mensais e pode variar de acordo com o contrato e a modalidade de financiamento escolhida. Entre os indexadores utilizados no financiamento habitacional no Brasil, destacam-se a Taxa Referencial (TR), a Poupança e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

A Taxa Referencial (TR) é o principal indexador nas contratações de financiamento, sendo utilizada em modalidades como Minha Casa, Minha Vida e Pró-Cotista. Além disso, é o principal indexador na modalidade Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), apesar de também serem utilizados outros indexadores nesta linha, como a Poupança e o IPCA.

A Poupança é outro indexador comumente empregado no financiamento habitacional. O valor dos juros de um financiamento indexado à Poupança é calculado com base na taxa Selic, acrescida de juros fixos.

O IPCA é um índice utilizado para corrigir o valor das parcelas de financiamento habitacional, refletindo a variação da inflação. Neste caso, o valor das parcelas é ajustado pela variação do IPCA, somado a juros fixos.

Esses são apenas alguns dos principais indexadores utilizados no financiamento habitacional. É crucial analisar as condições de cada contrato e avaliar qual indexador é mais vantajoso para cada situação específica.

(Créditos: Papo Imobiliário.)

Imóveis compactos: entenda as diferenças entre apartamento studio, kitnet, flat e loft

22 de maio de 2024

Quem busca um espaço compacto para morar, encontra diversas opções no mercado imobiliário, como flats, kitnets, studios e lofts. Apesar de parecerem similares em tamanho, cada um desses tipos de imóveis possui características distintas que devem ser consideradas na hora da escolha.

Flat

Conhecido também como apart-hotel, o flat é uma excelente opção para quem tem uma rotina corrida e busca praticidade. Esse tipo de apartamento oferece serviços de limpeza e manutenção, semelhantes aos de um hotel, além de contar com sala e cozinha, e, em alguns casos, divisórias entre os cômodos.

Loft

Inspirado nos antigos galpões nova-iorquinos, o loft se destaca por seu Pé-direito alto (termo usado na arquitetura e construção para descrever a distância vertical entre o piso e o teto) e pela ausência de divisórias entre os ambientes, exceto pelo banheiro. Ideal para quem aprecia espaços amplos e integrados, o loft é uma escolha popular entre os adeptos do estilo de vida urbano.

Kitnet 

A Kitnet, bastante popular no Brasil, é um tipo de imóvel compacto que geralmente inclui sala, cozinha, banheiro e área de serviço em uma metragem que varia de 20 a 40m². Embora muitos modelos possuam divisórias entre os cômodos, alguns são integrados, com apenas um balcão separando a sala do espaço destinado à cama. Por sua simplicidade, a kitnet é muito procurada por estudantes e por aqueles que desejam economizar com aluguel, especialmente em regiões bem localizadas e próximas ao transporte público.

Studio 

O studio (ou estúdio) é uma edificação compacta com ambientes integrados e poucas divisórias, que apenas setoriza os quartos e banheiros. Apesar de pequeno, os ambientes são capazes de comportar confortavelmente os moradores, sem prejuízos em relação ao acolhimento que um lar precisa ter. Em relação às características de um studio, podemos destacar o conceito de “espaço aberto“, e por isso, o Pé-direito duplo costuma se fazer muito presente nesse tipo de moradia, permitindo uma melhor circulação e amplitude vertical para o ambiente.

(Créditos: Exame.)